O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jales e Região concluiu as negociações em torno do reajuste salarial da categoria referente ao exercício de 2023. Em uma reunião com toda a diretoria realizada na manhã desta sexta-feira, 20 de janeiro, no Teatro Municipal, chegou-se a um consenso, que foi considerado satisfatório mediante a situação econômica do município.
O presidente do Sindicato destacou que a categoria precisava recuperar as perdas salariais e o prefeito Luis Henrique Moreira concordou em conceder um índice superior ao que determina a Constituição Federal.
Assim ficou definido o percentual de 7% de reajuste salarial para todos os servidores. O índice é superior à inflação de 2022, que ficou em 5,79%.
Maior ainda é o amento real da cesta básica, que subiu 10% e vai de R$ 500.00 para R$ 550.00 para os servidores, ativos, inativos e pensionistas que se enquadram no teto e já vinham recebendo.
O índice foi aprovado por unanimidade por todos os membros de diretoria que estavam presentes.
O projeto de lei com os termos do acordo vai para análise dos vereadores ainda nesta sexta-feira e a expectativa é que seja aprovado em sessão extraordinária no começo da semana que vem, para que a folha de pagamento que será creditada no 5º dia útil de fevereiro já venha com o reajuste. A data base dos servidores municipais é janeiro.
EQUIVALENTE
José Luis Francisco lembrou que o índice concedido para os servidores de Jales é superior ao concedido para os servidores de todos os municípios atendidos pelo Sindicato, que foi apenas a reposição inflacionária de 5.79%. “Apenas o município que não tinha concedido o índice referente à reposição que ficou pendente durante a pandemia de covid-19 fez a reposição neste ano,mas era o que ficou pra trás”.